quarta-feira, 1 de julho de 2015

Retratos 
(Parte I)

   Esse projeto teve início a alguns meses atrás, coloquei na minha cabeça teimosa que precisava fotografar pessoas desconhecidas, assim, de rosto, não queria nada que fosse escondido ou não proposital, eu queria pegar os olhos, as expressões, os sorrisos e não sorrisos, queria poder conhecê-las apenas olhando para seus retratos. Quando o projeto Zora teve início eu sabia exatamente como eu começaria, com isso decidido e com a ajuda do Felipe, saímos a procura de modelos. Além dos retratos, todos eles responderam a uma pergunta: "Nos conte algo que, para você, merece ser compartilhado, algo que você fez/aprendeu que te deixa orgulhoso?!". Uma foto e uma pergunta, as vezes, é o suficiente. 


Luana, 15 anos. "Ninguém é melhor do que ninguém, o que conta são as pessoas por dentro."


Beatriz, 5 anos. "Eu doei minhas roupas para a filha da amiga da minha mãe que não tinha dinheiro."


Bruno, 22 anos. "Eu acho que o que deveria ser compartilhado é a música, o amor, a fraternidade entre todos os seres humanos. É sim possível construir um mundo melhor a partir de alguns, compartilhando o amor e a felicidade entre todos."



Aline, 15 anos. " As pessoas julgam e rotulam a todos, é difícil falar o que pensamos e nos expressar sem sermos julgados por isso. Gostaria que fosse diferente!"


Mateus, 17 anos. "Posso falar sobre quando descobri a literatura? O primeiro livro que eu li a finco foi laranja mecânica, eu ganhei de um amigo e ele estava lá na estante, e quando eu não tinha absolutamente nada para fazer eu pensei: “não é possível que todo mundo goste desse livro e ele não seja bom”. Aí eu li. Li o dia todo e acabei o livro no mesmo dia. Eu não sabia que a literatura poderia fazer tão bem. A partir desse dia comecei a ler todos os dias, isso acrescentou muito na minha vida, comecei a ter uma visão diferente de mundo, agregou muito conhecimento, mudou a maneira como vejo as pessoas e as coisas. Hoje eu influencio as pessoas para que leiam um livro de qualidade porque isso muda o mundo. Eu acredito na transformação das pessoas porque eu fui transformado, agora eu também acredito que eu posso transformar os outros."


Felismina. "A família, esse lugar gostoso, o tempo, vocês, bonitos, as pequenas coisas. Hoje estou com meus netos aqui, é uma alegria que não tem preço."


Rogério. "Uma mensagem. Que cuidassem mais da natureza, dos parques, não jogassem o lixo no chão, que cuidassem mais das coisas que a gente tem."


Luara, 21 anos. "Uma coisa que eu acho que vale a pena ser compartilhada é a poesia, porque a poesia tem um poder, uma mística de modificar a maneira como a gente vê o mundo e como a gente vê as simples coisas. Como a poesia já me transformou tantas vezes eu acho que é uma coisa que vale a pena ser compartilhada."


E que esse projeto possa ter várias "partes", que a gente possa continuar conhecendo pessoas, conhecendo o que elas têm de melhor. Muito obrigada a cada um de vocês, que permitiram que esse projeto pudesse se tornar real, que nos permitiram compartilhar o que vocês tinham a dizer. 

4 comentários :

  1. Parabéns, lindas fotos!!
    Aproveitando, quero parabenizar todos vocês pelo projeto. ;))

    ResponderExcluir
  2. É simples,leve,excêntrico,dramático e artista. Estou encantada e apaixonada e rindo sozinha no meu quarto.
    Obrigada por fazer a minha noite mais bonitas suas fotos iluminaram esse resto de dia que acabará melhor. Quero muitas outras partes e saiba que o projeto de vocês é lindo e me fez mais feliz,espero um dia ser capturada pela sua lente <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras Ana! Recados como esse nos mostram que todo o trabalho valeu a pena, pois se podemos atingir uma pessoa que seja, o nosso propósito se cumpriu.

      Excluir
  3. Amei esse projeto, as fotos passam uma simplicidade e uma complexidade lindas!

    ResponderExcluir